Ecografia Obstétrica Morfológica

O QUE É A ECOGRAFIA OBSTÉTRICA?

A ecografia é uma técnica de aparência, que permite obter imagens do seu bebé, graças a ultra-sons emitidos por uma sonda e reflectidos pelo feto.
Esta técnica nas condições de utilização médica não tem risco conhecido, o que explica a sua larga divulgação e utilização na prática médica, incluindo o período pré-natal.
A ecografia Doppler utiliza o mesmo princípio e permite avaliar a circulação sanguínea fetal, placentária e do útero materno, assim como apreciar a qualidade das trocas maternofetais e o bem estar fetal.
 
Durante a gravidez, 3 ecografias ser-lhe-ão propostas: 
  • 1º trimestre;
  • 2° trimestre;
  • 3° trimestre.
 
OBJECTIVO DA ECOGRAFIA OBSTÉTRICA
 
A ecografia permite obter informações indispensáveis a uma gravidez que se pretende e deseja normal: idade exacta da gravidez, números de fetos, evolução do crescimento com apreciação da qualidade das trocas entre a mãe e o feto utilizando-se o Doppler, estudo da morfologia fetal.
 
A ecografia do 1º trimestre
É realizada entre as 11 e as13 semanas e seis dias de amenorreia a fim de:
  • determinar a idade exacta da gravidez.
  • determinar o número de fetos
  • procurar uma anomalia morfológica
  • medir a translucência da nuca
 
A ecografia do 2º trimestre
É realizada entre as 20-22 semanas de amenorreia a fim de:
supervisionar o desenvolvimento do feto (medidas do diâmetro da cabeça, da circunferência abdominal, do comprimento do fémur...)
detectar malformações.
 
A ecografia do 3º trimestre
É realizada geralmente entre as 30-32 semanas de amenorreia a fim de:
  • apreciar o crescimento e o bem estar fetal
  • estudar a morfologia fetal, porque certas anomalias revelam-se apenas tardiamente na gravidez.
 
* A idade da gravidez exprime-se em semanas de amenorreia (SA), ou seja a partir do 1º dia do último ciclo menstrual. Conhecer a idade da gravidez é essencial para detectar um crescimento anormal.
 
BENEFICIOS E LIMITES DO EXAME
 
O exame tem por objectivo supervisionar o bom desenrolar da gravidez e detectar eventuais malformações do feto. Outros exames complementares (cariótipo, IRM...) poderão ser-lhe propostos. Para certas malformações incompatíveis com a vida ou de mau prognóstico, uma autorização de interrupção médica de gravidez pode ser justificada. Para outras anomalias, a ecografia permite preparar o melhor possível o acolhimento a partir do nascimento da criança deficiente.
 
Apesar das melhorias técnicas, este exame não garante 100% de certeza. Pode acontecer que uma anomalia bem presente não seja visível devido às más condições de exame ligadas à posição fetal, quantidade de líquido amniótico, obesidade materna, ou que, pelo contrário, certas imagens sejam falsamente anormais. Por último, a natureza e a origem exacta de uma anomalia não podem sempre ser precisadas pela ecografia e o prognóstico não pode sempre ser levado com exactidão.
Este exame pode por conseguinte ser fonte de ansiedade para os pais. Mas os inconvenientes são inferiores aos benefícios esperados.
 
O DESENROLAR DO EXAME
 
O exame é realizado por um médico.
A grávida estará deitada numa sala com pouca luz para facilitar a leitura das imagens.
 
Uma sonda de ecografia é colocada sobre a sua barriga após aplicação de um gel que facilita a emissão e a recepção dos ultra-sons para estudar a anatomia do feto, dimensões, e os seus anexos (cordão umbilical, placenta, membranas, líquido amniótico). Em certas situações, a ecografia por via endovaginal (uma sonda adaptada é introduzida na vagina) pode ser-lhe proposta a fim de melhorar a visualização de certas partes do feto ou os seus anexos.
 
Fotografias irão ser efectuadas durante o exame, mas a melhor análise faz-se "em tempo real" durante o exame. Estas películas ser-lhe-ão entregues com o relatório.
A duração do exame é variável.
 
RESULTADOS
 
Um primeiro comentário poderá ser-lhe dado aquando do exame, tratar-se-á apenas de uma primeira abordagem, porque as imagens devem seguidamente ser objecto de relatório escrito, que estará disponivel o mais rapidamente possível.
   

Protocolo com a M.A.C.
A Clínica Oriental de Chelas dispõe de um Protocolo de colaboração celebrado com a Maternidade Dr. Alfredo da Costa tendo em vista a formação dos médicos da Clínica na área de ecografia obstétrica, com ulterior realização de exames ecográficos para grávidas da sua área de referência, com acompanhamento e coordenação por parte da mesma.
O Coordenador da Unidade de Ecografia da M.A.C. promoverá a certificação e recertificação dos médicos da Clínica de Chelas, pela "Fetal Medicine Foundation".

Patrocínio ao Clube Oriental de Lisboa
A Clínica de Chelas uma vez mais renovou o patrocínio com a equipa sénior de futebol do lendário Clube Oriental de Lisboa, que milita na 2ª Divisão Zona Sul.

Cartão Dental Chelas
O Cartão Dental Chelas alargou o âmbito de cobertura, possibilitando consultas de especialidades.

Licenciamento ARSLVT. I.P.
A Clínica Oriental de Chelas é uma unidade de saúde licenciada pelo Conselho Diretivo de ARSLVT. I.P. desde 11 de Janeiro de 2008 para as seguintes valências:

Mamografia digital
Ecografia
Eco-Doppler
Ortopantomografia digital
Osteodensitometria óssea

Protocolo com a ASMECI
A Clínica Oriental de Chelas celebrou mais um protocolo com a Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio e Indústria

Novas vantagens do Cartão Dental Chelas
Os beneficiários do Cartão Dental Chelas - Plano de Saúde da Clínica Oriental de Chelas, usufruem agora de consultas da especialidade, cujo preço varia entre os 30.00€ e os 36.00€ (exceto ginecologia) e, também, o acesso a meios complementares de diagnóstico de imagiologia (Ecografias, Mamografias, Ortopantomografias) a preços do Serviço Nacional de Saúde a realizar exclusivamente na nossa clínica.

XXIII Grande Prémio de Atletismo Clínica de Chelas / G.D.C
Realizou-se este fim-de-semana, sob condições atmosféricas adversas, mais um Grande Prémio de Atletismo Clínica de Chelas / G.D.C. o qual, ainda assim, contou com a participação de algumas centenas de atletas.

Protocolo de Saúde Escolar
A Clínica Oriental de Chelas celebrou um protocolo com o Agrupamento de Escolas D. Dinis que permite o acesso privilegiado a um conjunto de cuidados de saúde nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento a preços mais acessíveis.