Ecografia Obstétrica

A ECOGRAFIA PRIMEIRO TRIMESTRE

A ecografia do primeiro trimestre é sempre uma grande emoção para os futuros pais.

Esta deverá ser realizada no primeiro trimestre, entre a 11ª e a 13ª de semana de gestação.

Nesta ecografia pretende-se:

Datar com precisão a gravidez;

Estabelecer o número de fetos e eventualmente avaliar o tipo de gemelaridade com base na quantidade de placentas e sacos gestacionais;

Diagnosticar anomalias fetais;

Excluir uma gravidez extrauterina.

 

A partir das 10 semanas deve-se identificar e medir a translucência da nuca (TN) para rastreio biofísico fetal.

 

A ECOGRAFIA DO SEGUNDO TRIMESTRE OU MORFOLÓGICA

A ecografia do segundo trimestre ou morfológica deverá ser feita entre a 18ª a 22ª semana de gestação e pretende-se:

Avaliar as estruturas fetais e da fisiologia fetal;

Observar e analisar o perfil da face, o polo cefálico, as quatro camaras cardíacas e os seus vasos, o estômago, os rins, a bexiga, a entrada do cordão umbilical no abdómen, os seus membros;

 Avaliação da localização da placenta.

 

A ECOGRAFIA DO TERCEIRO TRIMESTRE

A ecografia do terceiro trimestre deverá ser realizada entre a 28ª e 34ª semana com os seguintes objetivos:

Determinar a posição do feto;

Analisar a localização da placenta;

Avaliar o volume do líquido amniótico;

Prever o peso do feto e o respetivo desenvolvimento fetal.

 

ECOGRAFIA TRIDIMENSIONAL (3D e 4D)

Ecografia Tridimensional é uma técnica que permite visualizar o contorno e a superfície fetal, ou seja, permite obter imagens tridimensionais do feto.

O ecógrafo 3D possui um Software que transforma uma ecografia 2D (imagem a preto e branco) em imagens tridimensionais.

Por sua vez, a ecografia 4D é uma ecografia 3D com movimento, em tempo real.

 

RASTREIO BIOQUIMICO

Em gestações de fetos mongoloides, existe a tendência para um aumento da hormona B-HCG e uma redução da hormona PAPP-A.

Deverá ser feita análise ao sangue materno para determinação desta hormona a ser efetuada entre a 10ª e 13ª semana de gestação, em simultâneo com a ecográfica do primeiro trimestre.

 
   

Protocolo com a M.A.C.
A Clínica Oriental de Chelas dispõe de um Protocolo de colaboração celebrado com a Maternidade Dr. Alfredo da Costa tendo em vista a formação dos médicos da Clínica na área de ecografia obstétrica, com ulterior realização de exames ecográficos para grávidas da sua área de referência, com acompanhamento e coordenação por parte da mesma.
O Coordenador da Unidade de Ecografia da M.A.C. promoverá a certificação e recertificação dos médicos da Clínica de Chelas, pela "Fetal Medicine Foundation".

Patrocínio ao Clube Oriental de Lisboa
A CLÍNICA ORIENTAL DE CHELAS renovou patrocínio com o Clube Oriental de Lisboa que termina a Segunda Liga num confortável 15.º lugar. Uma prestação muito acima das expectativas por parte de um grupo de Guerreiros que comandados com mestria mantêm cada vez mais vivas as cores do Oriental no regresso às competições profissionais um quarto de século depois com o apoio incondicional da CLINICA ORIENTAL DE CHELAS.

Cartão Dental Chelas
O Cartão Dental Chelas alargou o âmbito de cobertura, possibilitando consultas de especialidades.

Protocolo com a ASMECI
A Clínica Oriental de Chelas celebrou mais um protocolo com a Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio e Indústria

Novas vantagens do Cartão Dental Chelas
Os beneficiários do Cartão Dental Chelas - Plano de Saúde da Clínica Oriental de Chelas, usufruem agora de consultas da especialidade, cujo preço varia entre os 30.00€ e os 36.00€ (exceto ginecologia) e, também, o acesso a meios complementares de diagnóstico de imagiologia (Ecografias, Mamografias, Ortopantomografias) a preços do Serviço Nacional de Saúde a realizar exclusivamente na nossa clínica.

Protocolo de Saúde Escolar
A Clínica Oriental de Chelas celebrou um protocolo com o Agrupamento de Escolas D. Dinis que permite o acesso privilegiado a um conjunto de cuidados de saúde nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento a preços mais acessíveis.

Excelência Com Proximidade - PME Lider
Com mais de 35 anos ao serviço da saúde a Clínica Oriental de Chelas direciona o seu enfoque para as áreas das análises clínicas, especialidade médicas, Medicina Dentária e Imagiologia (Mamografia, Ortopantomografia e Ecografia Geral). A aposta permanente em equipamentos de topo, e em equipas médicas altamente especializadas transformou uma unidade de saúde de proximidade num prestador com procura acentuada por pacientes da Grande Lisboa e arredores.