Outras Ecografias

ECOGRAFIA ABDOMINAL é o melhor exame para detectar qualquer tipo de patologia abdominal. Um exame completo que permite diagnosticar a origem da dor abdominal e o cancro, em especial do fígado, pâncreas, estômago, útero, ovários, metástases (próstata, apendicite, quistos, tumores da vesícula e das vias biliares, obstrução intestinal, pólipos da bexiga, etc)

A Ecografia Abdominal não causa dor, não tem contra indicações nem riscos e não existe qualquer tipo de radiação.

 

ECOGRAFIA MAMÁRIA é um exame de ecografia destinado ao estudo da mama. É um óptimo exame para estudo das glândulas mamárias quer, em algumas situações, como exame diagnóstico de primeira linha, quer como complemento de outros exames, em particular da mamografia.

É de grande importância como complemento da mamografia, especialmente em mamas de elevada densidade radiológica ou para ajudar a esclarecer algumas alterações observadas na mamografia.

Muitas vezes detecta pequenas lesões (até mesmo cancros), antes de serem detectados clinicamente ou por vezes até ocultos na mamografia.

 

O aparelho de ecografia mamário é idêntico ao utilizado para as restantes ecografias, utiliza ultrassons e baseia-se na análise computorizada da modificação na frequência da onda ultrassonora emitida pelo aparelho e aquela que é recebida depois de reflectida pelos tecidos. A imagem ecográfica é consequência da resposta diferente dos distintos tecidos quando sujeitos à acção dos ultrassons.

Para estudar a mama usam-se sondas ou transdutores (parte do aparelho que entra em contacto com a pele) de alta frequência destinadas a estudar estruturas superficiais.

 

Contudo existem lesões que não são detectáveis por ecografia, por exemplo, as microcalcificações que podem ser uma das formas de apresentação de cancro da mama, raramente são vistas na ecografia e muito menos se podem caracterizar neste exame.

A ecografia tem limitações maiores em mamas adiposas.

 

ECOGRAFIA DAS PARTES MOLES é um exame indolor, inócuo e sem desconforto que utiliza ultra-sons para o estudo de quadros clínicos das partes moles (patologias traumáticas, inflamatórias, infecciosas ou tumorais dos músculos superficiais, tendões ou do tecido celular cutâneo).

Para esta ecografia é utilizada uma pequena sonda que contacta com a zona em estudo.O Médico radiologista dirige as ondas de som através de movimentos suaves.

 

ECOGRAFIA CARDIACA OU ECOCARDIOGRAMA é uma ecografia ao coração que permite ao médico examinar as válvulas cardíacas, determinar o tamanho do coração e avaliar o seu funcionamento. Este exame pode estimar a força com que o coração está a bombear o sangue e pode identificar áreas da parede do coração que foram lesadas por um ataque cardíaco prévio ou por uma outra causa.

 

A ECOGRAFIA PROSTÁTICA é uma ecografia que permite detetar doenças prostáticas das Vesículas Seminais e da Bexiga. . Quando a próstata   aumenta de tamanho, comprime a uretra dificultando a saída da urina, podendo provocar obstrução parcial (resíduo pós-miccional aumentado). 

Neste exame são visualizados os parâmetros da estrutura da prostata, o peso prostático, vesículas seminais e a bexiga.

 

ECOGRAFIA PÉLVICA OU GINECOLÓGICA permite a visualização do útero, do endométrio (estrutura que reveste a cavidade uterina) e dos ovários, normalmente as trompas não são visualizadas, a menos que, estejam dilatadas por líquido.

A potencialidade da ecografia em ginecologia reside na possibilidade de diagnosticarmos miomas uterinos (tumores benignos), alterações do endométrio, quistos e tumores nos ovários.

Esta ecografia permite ainda acompanhar a  chamada indução (provocação) da ovulação nas mulheres com infertilidade.

 

Entre outras ecografias.

 
   

Protocolo com a M.A.C.
A Clínica Oriental de Chelas dispõe de um Protocolo de colaboração celebrado com a Maternidade Dr. Alfredo da Costa tendo em vista a formação dos médicos da Clínica na área de ecografia obstétrica, com ulterior realização de exames ecográficos para grávidas da sua área de referência, com acompanhamento e coordenação por parte da mesma.
O Coordenador da Unidade de Ecografia da M.A.C. promoverá a certificação e recertificação dos médicos da Clínica de Chelas, pela "Fetal Medicine Foundation".

Patrocínio ao Clube Oriental de Lisboa
A Clínica de Chelas uma vez mais renovou o patrocínio com a equipa sénior de futebol do lendário Clube Oriental de Lisboa, que milita na 2ª Divisão Zona Sul.

Cartão Dental Chelas
O Cartão Dental Chelas alargou o âmbito de cobertura, possibilitando consultas de especialidades.

Protocolo com a ASMECI
A Clínica Oriental de Chelas celebrou mais um protocolo com a Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio e Indústria

Novas vantagens do Cartão Dental Chelas
Os beneficiários do Cartão Dental Chelas - Plano de Saúde da Clínica Oriental de Chelas, usufruem agora de consultas da especialidade, cujo preço varia entre os 30.00€ e os 36.00€ (exceto ginecologia) e, também, o acesso a meios complementares de diagnóstico de imagiologia (Ecografias, Mamografias, Ortopantomografias) a preços do Serviço Nacional de Saúde a realizar exclusivamente na nossa clínica.

Protocolo de Saúde Escolar
A Clínica Oriental de Chelas celebrou um protocolo com o Agrupamento de Escolas D. Dinis que permite o acesso privilegiado a um conjunto de cuidados de saúde nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento a preços mais acessíveis.

Excelência Com Proximidade - PME Lider
Com mais de 35 anos ao serviço da saúde a Clínica Oriental de Chelas direciona o seu enfoque para as áreas das análises clínicas, especialidade médicas, Medicina Dentária e Imagiologia (Mamografia, Ortopantomografia e Ecografia Geral). A aposta permanente em equipamentos de topo, e em equipas médicas altamente especializadas transformou uma unidade de saúde de proximidade num prestador com procura acentuada por pacientes da Grande Lisboa e arredores.